CENSEC: serviços eletrônicos dos Cartórios de Notas

A Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados, conhecida como CENSEC, foi criada em 2012 com a finalidade de gerenciar informações sobre a existência de testamentos, procurações e escrituras públicas, incluindo as de separações, divórcios, partilhas e inventários; combater a corrupção, a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo; e, dinamizar o acesso do Poder Judiciário à sua base de dados.

Atualmente, 72.620 pessoas, entre tabeliães, prepostos e autoridades do Poder Judiciário, acessam a base de dados da CENSEC. Desde a sua criação, a base de usuários da central cresce em uma média de 8 mil novos usuários por ano.

É importante explicar que a CENSEC é dividida em módulos, o que facilita a consulta e agiliza muitos procedimentos. Conheça cada um dos módulos a seguir:

Central de Escrituras e Procurações (CEP)

É composta por informações de escrituras de diversas naturezas e procurações, que podem ser consultadas pelos tabeliães, escreventes e membros dos órgãos públicos gratuitamente, através do site da CENSEC.

Mais de 60 milhões de atos já foram cadastrados e mais de 1,3 milhão de consultas já foram realizadas nesse módulo da central.

Registro Central de Testamentos Online (RCTO)

Apresenta informações acerca da existência ou não de testamento para lavratura de inventários e partilhas, mediante a apresentação da certidão de óbito do pesquisado ou requisição judicial, pelo site www.centraldetestamento.com.br.

Mais de 700 mil testamentos já foram cadastrados e mais de 1,2 buscas de testamentos já foram realizadas nesse módulo.

Central Notarial de Sinal Público (CNSIP)

Disponibiliza fichas de firma de tabeliães e escreventes de todo o Brasil e é acessível somente por Unidades Extrajudiciais cadastradas.

Mais de 46,3 mil fichas de assinaturas já foram cadastradas e mais de 6,6 milhões de buscas já foram realizadas na CNSIP.

Central de Escrituras de Separações, Divórcios e Inventários (CESDI)

Congrega as escrituras dos atos de separações, divórcios, inventários e partilhas lavradas pelos Cartórios de Notas de todo o País, que podem ser consultadas gratuitamente pelos interessados mediante o nome da parte ou número dos documentos, através do endereço www.centraldetestamento.com.br.

Mais de 2,7 milhões de atos já foram informados à plataforma e mais de R$ 6,3 bilhões foram economizados pelo Poder Judiciário.

Central de Testamento Vital (DAV)

Permite a consulta gratuita das Diretivas Antecipadas de Vontade lavradas nos Cartórios de Notas brasileiros. 5.549 DAVs foram emitidas de 2006 e 2020.

 

Central de Mediação e Conciliação

Permite a consulta gratuita dos Atos de mediação e conciliação lavrados nos Cartórios de Notas brasileiros.

Para conhecer a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados, clique aqui.