Cartórios registram desejos dos cidadãos sobre possíveis tratamentos médicos

Ser acometido por uma doença ou sofrer algum acidente definitivamente está entre as principais preocupações dos seres humanos. Isso porque a vida é, de fato, imprevisível e estar um pouco mais preparado para essas situações pode trazer a tranquilidade que tanto se busca.

O testamento vital, como são conhecidas as Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV), é um documento lavrado em Tabelionato de Notas que dispõe sobre o que uma pessoa pretende que seja feito quanto ao seu tratamento médico em caso de doença ou acidente.

O que isso significa? Significa que alguém em plena faculdade mental pode dizer, antecipadamente, de forma registrada e pública, que tipo de suporte de saúde deseja receber, seja prolongamento de vida, transfusão de sangue, transplante de órgão ou cirurgia.

Esse recurso ainda não é tão famoso no Brasil, mas é possível notar em filmes e séries, por exemplo, o quanto tem sido utilizado em outros países, chegando a ser uma prática comum a pacientes com doenças sem cura ou que ficaram acamados depois de graves acidentes.

Este tema foi resgatado em especial ao Outubro Rosa.