Cartão de assinatura: por que é necessário abrir?

Abrir um cartão de assinatura ou ficha de firma (como também é conhecido) no cartório, é fundamental para que, posteriormente, a pessoa interessada possa realizar o reconhecimento de firma naquela serventia. Isso porque o cartão de assinatura serve para que o cidadão arquive o padrão da sua assinatura no cartório.

É importante destacar que o cartão de assinatura não possui um prazo de validade. Porém, a sua atualização é necessária, caso a assinatura ou a caligrafia da pessoa passe por alguma modificação ao longo do tempo.

O cartão de assinatura pode ser aberto por qualquer pessoa interessada, desde que já tenha completado seus 16 anos. O ato de abertura de ficha de firma é gratuito, podendo o cartório cobrar somente pela emissão das cópias dos documentos apresentados.

Além disso, pessoas semialfabetizadas e portadoras de deficiência visual podem abrir ficha de firma, sem a necessidade de comparecer ao cartório acompanhadas de testemunhas. Vale destacar que não é possível fazer a abertura do cartão de assinatura de pessoas analfabetas, nem mesmo com o depósito de sua impressão digital.

Como solicitar 
Para abrir o seu cartão de assinatura, a pessoa interessada deve comparecer ao Cartório de Notas escolhido e apresentar um documento de identificação, como RG ou CNH, e o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), todos originais (não serve cópia autenticada).

Será necessário assinar duas vezes um formulário e o preencher com os seus dados pessoais. Feito isso, o padrão da sua assinatura permanece arquivado no cartório e documentos assinados pela pessoa já poderão ser levados para o reconhecimento de firma por semelhança.

Clique aqui para saber mais sobre esse serviço ou consulte um tabelião de sua confiança!